15/10/2025
Foto: Rafael Rodrigues/SSP
Precisão, segurança na empunhadura e o reforço na capacitação de policiais e bombeiros no uso seguro e responsável de armas de fogo foram o principal objetivo da nova edição do Curso de Tiro Operacional, promovido pela Secretaria da Segurança Pública, por meio da Corregedoria-Geral (Coger), nesta quarta-feira (15).
Vinte alunos das Polícias Militar, Civil, Técnica e Penal, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, das diferentes Superintendências da pasta, além da Guarda Portuária, participaram da capacitação, ministrada pelo comandante do 23º Batalhão da PM (Vera Cruz), tenente-coronel Valdino Sacramento, e pelo capitão João Lucas Uzêda, do Departamento de Comunicação Social (DCS).
Nos estandes da Associação Baiana de Tiro (ABT), os alunos aperfeiçoaram as principais técnicas de tiro com fuzis e pistolas, com montagem, desmontagem e manutenção das armas, manuseio, baterias dinâmicas com obstáculos, tomadas de decisão sob estresse e resposta rápida.
A major Vanessa Mattos, coordenadora de capacitações correcionais da Coger, enaltece as qualificações promovidas pela SSP. “A qualificação permanente dos nossos profissionais é um dos pilares da segurança pública. Cada policial e bombeiro que passa por esse tipo de treinamento volta para as ruas mais preparado, mais confiante e, principalmente, mais consciente sobre o uso responsável da arma de fogo”, destacou.
Fonte
Rafael Rodrigues/SSP