trump-pode-impor-tarifas-de-100%-a-china,-a-depender-de-movimento-sobre-terras-raras

Trump pode impor tarifas de 100% à China, a depender de movimento sobre terras raras

O presidente Donald Trump ainda pode impor tarifas de 100% à China em 1º de novembro ou até antes, dependendo do próximo movimento de Pequim na disputa sobre terras raras, disse o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, à CNBC na terça-feira.

Greer afirmou que pode ser difícil para Pequim encontrar uma saída. “Muito depende do que os chineses fizerem”, disse Greer à CNBC em uma entrevista. “São eles que escolheram fazer essa grande escalada.”

Ele disse à CNBC que autoridades americanas e chinesas se reuniram para conversas em nível de equipe em Washington na segunda-feira, acrescentando que acredita que ainda há uma chance de resolver uma disputa sobre restrições críticas a minerais.

FERRAMENTA GRATUITA

Simulador da XP

Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render

“Acreditamos que conseguiremos resolver isso, mas, novamente, não podemos ter uma situação em que os chineses mantenham esse regime em vigor, em que queiram ter poder de veto sobre as cadeias de suprimentos de alta tecnologia do mundo”, disse ele. “Acho que eles perceberam que se excederam.”

A China anunciou restrições abrangentes às exportações de terras raras na semana passada, que prejudicariam as indústrias de defesa, tecnologia, semicondutores e automotiva dos EUA, se implementadas.

As restrições pegaram a Casa Branca de surpresa. Pequim anunciou as medidas antes de uma reunião esperada entre Trump e o presidente Xi Jinping na cúpula de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico no final deste mês em Seul, Coreia do Sul.

Continua depois da publicidade

(com Reuters)

Deixe um comentário